Publicado em

Como escolher o seu desumidificador industrial/profissional Master

Como escolher o seu desumidificador Master

Os desumidificadores são equipamentos muito versáteis, que podem ser aplicados nas mais diversas situações.
Por isso, é necessário avaliar bem as nossas necessidades quando estamos no processo de escolha de um destes equipamentos, para que sejam o mais eficientes possível.

Abaixo, deixamos-lhe uma tabela útil para o cálculo da capacidade do desumidificador mais adequado ao seu contexto.

AplicaçãoCapacidade Necessária em L/24H
SótãoVolume da divisão (Comprimento x Altura x Largura) dividido por 15 (em condições ambientais normais).
Secagem após InundaçãoVolume da divisão (Comprimento x Altura x Largura) dividido por 6 (em condições ambientais normais.
Armazém com alimentos (frutas, queijos,…)Volume da divisão (Comprimento x Altura x Largura) dividido por 10 (em condições ambientais normais, mais a quantidade de água perdida pelos alimentos.
Piscina ou JacuzziVolume da divisão (Comprimento x Altura x Largura) dividido por 10 (em condições ambientais normais, mais 0.4 litros de água por m² de piscina ou jacuzzi.
Locais com muitas pessoasVolume da divisão (Comprimento x Altura x Largura) dividido por 10 (em condições ambientais normais, mais 4.4 litros de água por pessoa, para 24 horas.
Locais com animais de grande porteVolume da divisão (Comprimento x Altura x Largura) dividido por 10 (em condições ambientais normais, mais 6 litros de água por animal, para 24 horas.
Tabela de cálculo da capacidade necessária de um desumidificador

Vejamos agora alguns exemplos, utilizando a tabela acima para calcular a necessidade de desumidificação.

Sótão

Para um sótão com um volume de 650m3, o cálculo da capacidade de desumidificação é feito da seguinte forma:
650/15 = 41L/24H.

Neste caso, os desumidificadores industriais/profissionais Master recomendados seriam o DH 752, ou o DH 44.

Secagem após inundação

Imaginemos agora que temos uma divisão com 150m3, que sofreu uma inundação e que queremos secar. O cálculo da capacidade do desumidificador seria feita desta forma:
150/6 = 25L/24H

Nesta situação, os desumidificadores industriais/profissionais Master recomendados são o DH 732 ou o DH 26

Locais com Muitas Pessoas (Armazéns, Escritórios, Lojas, Balneários,…)

Passando agora para uma situação em que precisamos de reduzir a humidade num local frequentado por muitas pessoas ao mesmo tempo (25 pessoas, por exemplo) com 600m3 de volume. O cálculo nesta situação seria feito da seguinte forma:
600/15 + 4.4*25 = 150L/24H

Tendo em conta os valores acima, os desumidificadores industriais/profissionais Master recomendados para este caso são 2 unidades do DH 92, 2 unidades do DH 792 ou 1 unidade do DH 7160.
Com ventilação adequada, é possível reduzir o número de desumidificadores necessários.

Agora, falaremos um pouco sobre a Humidade Relativa, que é o indicador que devemos seguir para a utilização ou não de um desumidificador.

O que significa humidade relativa?

humidade relativa é a quantidade de água na forma de vapor que existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada.

Importa dizer que o ar atmosférico é composto por vários tipos de gases, como sejam o oxigénio, o azoto, o hidrogénio, o dióxido de carbono, entre outros. Estes compõem o ar com percentagens que se mantém numa linha de estabilidade. O outro componente do ar atmosférico é o vapor de água, sendo que a sua quantidade é bastante variável. Então, temos o ar seco composto pelos gases acima designados e o ar húmido composto pelo ar seco e pelo vapor de água. É da variação do vapor de água na atmosfera que se estabelecem os níveis de humidade relativa.

Como se dividem os níveis de humidade relativa?

Abaixo de 40% HR: o ar está seco em excesso.

De 40% a 60% HR: o ar está confortável e saudável.

Com o nível de humidade relativa correto, o ar torna-se mais leve, mais fácil de ser respirado.

Acima de 60% HR: o ar está húmido em excesso.

Nestas condições, a ajuda de um desumidificador industrial/profissional é essencial! Para além disso, uma ventilação adequada ajuda a combater o excesso de humidade e a evitar que apareça bolor nas paredes. Acima de tudo, promova a circulação de ar.

Aproveite a nossa campanha de 10% de desconto em todos os desumidificadores industriais/profissionais Master e faça frente à humidade, especialmente em alturas de chuva!