Publicado em

Brocas Craneanas – O que são?

Brocas Craneanas - O que são?

Para que servem as Brocas Craneanas e como se utilizam?

As brocas craneanas servem para realizar orifícios de várias medidas numa vasta gama de materiais diferentes. Necessitam de um adaptador (sextavado ou sds-plus) e de uma broca piloto, acoplando-se a um berbequim elétrico ou a bateria.

Existem vários tipos de brocas craneanas: As mais convencionaisBimetálicas destacam-se pela sua polivalência e facilidade de uso. As craneanas HCS de aço doce são ideais para cortes limpos em materiais macios como plásticos e placas de gesso, as craneanas de impacto são indicadas para aço e alumínio finos (máximo de 2mm) e aço inoxidável (máximo 1,5mm) e estão pensadas para o uso através de parafusadoras de impacto sem fios. Por sua vez, as craneanas diamantadas húmidas/secas são reforçadas com arestas de corte diamantadas de modo a perfurar azulejos (de todos os tipos), ferro de fundição e fibra de vidro/GRP sem quaisquer problemas – necessitando apenas de um fornecimento limitado de água (mergulhando a ponta da broca em água antes da sua utilização e a cada 5 segundos após o começo da perfuração).

Quais são os cuidados a ter com a utilização das brocas craneanas?

A velocidade mata!

A perfuração feita com velocidades elevadas irá encurtar o tempo útil de vida da broca craneana e faz com que a mesma produza um corte ineficaz.

Cuidado com a pressão de perfuração!

A pressão realizada na máquina e consequentemente na broca craneana deve variar consoante o material a perfurar. Aplique apenas a pressão necessária para a remoção das rebarbas. Reduza a pressão quando a serra craneana ficar quente ou se os dentes entupirem com o material. Uma pressão de trabalho insuficiente irá reduzir as pontas dos dentes prematuramente e demasiada pressão pode destruir os dentes por completo.

Adicione lubrificante de refrigeração!

O óleo de refrigeração serve dois propósitos quando a serra estiver a perfurar metal: Refrigera a broca craneana e a superfície a ser perfurada, reduz o calor e a abrasão (os principais fatores que encurtam a vida útil da ferramenta) e ajuda a remover as aparas da superfície de corte.

A utilização de um lubrificante de refrigeração prolongará a vida útil da broca craneana em 500%!

As Brocas Craneanas Hole Dozer Milwaukee

São brocas craneanas bimetálicas de alto rendimento que oferecem uma durabilidade imparável mesmos nas aplicações mais extremas.

Os seus dentes possuem o design “RIP GUARD”, sendo reforçados para aumentar a resistência e a durabilidade.

Possuem o sistema “Plug Jack”, apresentando múltiplos pontos de alavanca, para poder retirar de maneira fácil e rápida os restos de material:
– Ranhura até à base para resíduos extremamente grossos;
– Ranhura perto do dente, para resíduos finos.

Destacam-se também pela menor a perda de tempo entre furos e também pelo seu novo revestimento que permite menos fricção e aumenta a velocidade de corte.

As técnicas de produção de alta qualidade garantem elevada precisão, fazendo com que sejam adequadas tanto para o uso em berbequins convencionais ou em coluna.

Design dos dentes

Dentes variáveis de 4/6 dentes por polegada e ângulo positivo de 10º de ataque;

Dispersão de calor mais eficiente durante o corte, assegurando que os dentes se mantenham afiados durante muito mais tempo;

Declives curvos mais acentuados, proporcionando uma remoção de lascas mais eficiente prevenindo entupimentos e acumulação de calor;

Ângulo desenhado especialmente para não prender os materiais mais finos;

Os dentes alternam a ponta lateralmente para minimizar as retenções de material e a fricção;

Requerem uma menor força durante a perfuração, através da combinação entre a geometria agressiva dos dentes e uma boa remoção de aparas.

Corpo da Broca Craneana

O corpo da broca craneana em aço rígido com 1,27mm de espessura de modo a manter a sua forma, mas com elasticidade integrada;

Profundidade eficaz de 41mm.

Aplicações

Perfeitas para a perfuração de todo o tipo de materiais, como por exemplo:

Aço até 1000N/mm2 de força;

Aço inoxidável;

Metais não ferrosos;

Ferro fundido;

Alumínio;

Madeira;

MDF;

Placas de gesso;

Painel Sandwich;

PVC.